DIÁLOGOS SOBRE SOLOS
Encontro de Artistas de Teatro, Literatura, Cinema, Artes Visuais, Dança, Música e Performance

.

Diálogos sobre Solos, o encontro que dá início às atividades do projeto Intersecções, é composto por três mesas de debates entre artistas com experiências solo em distintas formas artísticas. A partir dos depoimentos destes artistas os debates tem como objetivo refletir sobre a composição solo, suas especificidades, contradições e semelhanças em distintas linguagens artísticas.

Programação completa das mesas:
Local: Teatro SESC Prainha


6 DE JULHO :: TERÇA-FEIRA

::18h15 - Apresentação do Projeto:
Daniel Olivetto

::18h30 às 21h - Mesa 1:
Mediação: Sandra Knoll

Limites como horizontes
Alan Langdon

Música e movimento pela perspectiva da temporalidade
Alberto Heller

Processos compartilhados, solidão em público
Renato Turnes

Solo e terra
Roberto Gorgati



7 DE JULHO :: QUARTA-FEIRA

::15h às 17h30 – Mesa 2
Mediação: Daniel Olivetto


A relação diretor/dançarina no processo criativo dos solos da Siedler Cia de Dança
Elke Siedler


Literatura x dramaturgia: experiências de um escritor no trabalho colaborativo
Gregory Haertel


Vai fazer tudo sozinho porque?
Marcelo F. de Souza


O processo criativo do ator para personagens de stand up comedy no projeto "Conta uma Piada!"
Malcon Bauer


::18h30 às 21h - Mesa 3:
Mediação: Sandra Knoll


O olhar duplicado: o ator-diretor dentro de processos de criação teatral
Barbara Biscaro

Uma língua de cada vez: As várias linguagens do escritor
Fabio Brüggemann

O improviso grotesco: a utilização de linguagens distintas em espaços de risco
Paulo Vasilescu

Sobre desejo ou pequenas narrativas da linha
Roberto Freitas


Os Participantes do Encontro

Alan Langdon

Residente no Brasil desde 1983, Alan Stone Langdon nasceu na Pennsylvania, EUA em 1977. Desde criança atua com energia nas artes plásticas, produzindo uma constante e diversa gama de trabalhos em desenho, pintura e escultura. Em 1993 começou a criação de animações digitais 2D e 3D. Bacharel em Belas Artes pela Rhode Island School of Design (EUA), se especializou em Cinema, Vídeo e Animação, onde deu início à produção audiovisual, mesclando os gêneros documental, ficção experimental e animação. Langdon também é co-fundador/diretor da Equipe Pintô Sujêra, um coletivo de amigos que produz vídeos improvisados repletos de figuras inusitadas e filosofia barata. Atualmente trabalha como montador e animador gráfico, enquanto cria vídeos independentes com a ajuda de seus amigos e seus cachorros Branco e Betóva. Seus trabalhos independentes e profissionais já receberam prêmios no Brasil e nos EUA.

Alberto Heller

Radicado desde 2000 em Florianópolis, o compositor e pianista Alberto Andrés Heller é graduado e pós-graduado em Música pela Escola Superior de Música 'Franz Liszt' em Weimar, na Alemanha. É mestre em Educação e doutor em Literatura (ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina), sendo ainda membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (entidade da qual recebeu em 2007 o prêmio Edino Krieger como personalidade musical do ano). Tem oito CD's gravados e é autor dos livros ”Fenomenologia da Expressão Musical” e ”John Cage e a poética do silêncio”. Em suas pesquisas ressalta-se seu interesse pelas inter-relações entre música, filosofia e psicologia.

Barbara Biscaro

Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cantora, realiza aulas de canto e treinamento vocal desde 1999, estudando atualmente com a soprano Samira Hassan. Realiza continuamente oficinas de formaçao em treinamento vocal e corporal com atores como Sabine Uiz, Germana Gianini, Renato Ferracini, Silvana Abreu, Leela Alaniz e Lucas Espinoza, entre outros. Realiza um trabalho de pesquisa com foco na integração entre corpo e voz, com o objetivo de desenvolver novas dramaturgias cenicas, pesquisando novos generos como a musica-teatro. Estreou seu primeiro espetaculo solo, ”Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar” no ano de 2006, com repertório de músicas de Cláudio Santoro, H. Villa Lobos e Kurt Weil e no ano de 2010 estreia o espetaculo ”A Menina Boba”, em parceria com o pianista Alberto Heller e o cenógrafo Roberto Gorgati.

Daniel Olivetto

Ator, diretor e produtor teatral, é fundador da Cia. Experimentus, na qual atualmente dirige os espetáculos “Hagënbeck Ltda” (2005) e “Dois Amores e um Bicho” (2009), e atua no espetáculo solo “O Menino do Dedo Verde” (2002). É Mestrando em Teatro pelo PPGT- CEART/UDESC e Graduado em Artes Cênicas pelo mesmo Centro. Publicou artigos sobre teatro e política cultural nas revistas “Polêmica Imagem” (RJ), “Revista do 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau” (SC), além de textos em jornais de circulação estadual. Publicou capítulos dos livros “Meyerhold – Experimentalismo e Vanguarda” (2008) e “Teatro da Vertigem: Processos Contemporâneos” (2009), com organização de André Carreira. Recentemente esteve nos curtas "Contraponto" de Marcelo F. de Souza e "Memórias de Passagem', de Marco Stroisch, em finalização, e atua como convidado do show de humor “Teatro de Quinta”.

Elke Siedler

Mestranda em Dança pelo programa de Pós-Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela mesma instituição. É diretora artística e dançarina da Siedler Cia de Dança, desde 2003, onde estabelece parcerias com artistas de diversas áreas. De 1996 a 2002 fez parte do elenco da Cena 11 Cia de Dança. Estudou ballet clássico de 1982 a 1996 com Bila e Mônica Coimbra. Na Siedler Cia. de Dança realizou os espetáculos “Um Só” (2003), “Error” (2004) “Error Solo” (2005), “Percepção do Outro”( 2007), “Perception of the Other” (2008), e “Assinaturas” (2008).

Fabio Brüggemann

Escritor e editor. Publicou vários livros, entre eles a novela "A lebre dói como faca de ouvido", os contos de "Riomadrenses" e "Fabulário dos ilustres desconhecidos" e as crônicas de "Isto não é notícia" e "Como viver sem perguntar". Escreveu ainda três peças de teatro, publicadas no livro "Trilogia da angústia", todas encenadas. Escreveu roteiros para cinema, entre curtas e um longa-metragem. Desde 2003 é colunista do Diário Catarinense e dirige a editora Letras Contemporâneas.

Gregory Haertel

Escritor e dramaturgo. Desde 2005 vem trabalhando com grupos de teatro de Blumenau e Região. Com a Cia Carona, de Blumenau, escreveu “A Parte Doente”' (2005), “Volúpia” (2008), o infantil “Renato, o Menino que era Rato” (2008) e “Passarópolis” (2010), adaptação de “As Aves”, de Aristófanes. Em Blumenau, também trabalhou com o Grupo K em “Sujos” (2006), “A Sede do Santo” (2010) e “Figo” (2010) e com a P.A. Cia de Teatro em “Amálgama” (2008). Atualmente está no processo de montagem de “Emoções Baratas”, com Renato Turnes e Daniel Olivetto. O seu primeiro romance, “Aguardo”, foi publicado em 2008 e o segundo, “A Casa Antiga”, tem previsão de lançamento para este ano (2010).

Malcon Bauer

Ator catarinense, formado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Entre seus trabalhos como ator destacam-se ”Mi Muñequita” (em cartaz desde 2008), dirigido por Renato Turnes, “F.” (2002-2006) e "Nem Mesmo a Chuva tem Mãos tão Pequenas" (2006-2008), ambos dirigidos por Jefferson Bittencourt. Em 2002, dirigiu o espetáculo "Uma Mulher Só", livre adaptação de "Una Donna Sola", de Dario Fo e Franca Rame, com atuação de Milena Moraes. Desde 2005 integra o elenco do show de humor “Teatro de Quinta”. Também atua como comediante de stand up.

Marcelo F. de Souza

Ator, diretor, dramaturgo e bonequeiro, vem trabalhando desde 1990 em diversas montagens teatrais para adultos e crianças. Atuou em espetáculos como “MacBeth” (1992), “Piquenique no Front” (1993), “O Homem com a Flor na Boca”“Senhoras e Senhores” (1993) e “Negro Olhar” (1994). Desde 1996 mantém em repertório o espetáculo-solo “Brincando de Bonecos”. A partir de 2003 passa integrar a Cia. Experimentus, dirigindo o espetáculo “O Menino do Dedo Verde” (2002), e atuando nos espetáculos “Hagënbeck Ltda” (2005) e “Dois Amores e um Bicho' (2009). Entre seus últimos trabalhos como diretor estão o espetáculo de formas animadas “O Menino Maluquinho”, a tenda de teatro lambe-lambe “Espia Só” e o curta-metragem “Contraponto”. Recebeu em 2007 o Prêmio de Melhor Ator no Festival Universitário de Teatro de Blumenau pelo espetáculo "Ricardo 3o.”, com direção de André Carreira.

Paulo Vasilescu

Ator, cantor, performer e produtor, começou sua carreira em Novo Hamburgo RS), trabalhando com diversas companhias em peças que iam do experimental teatro de rua às produções infantis. Em Florianópolis, cursou Artes Cênicas na UDESC, atuou em várias montagens, como “Augusto Jantar” e “Drags” (2002), “Auto de Natal” e “Blasfêmias” (2003). Realiza shows em bares e teatros com a personagem Zuleika Zimbábue, criada e “encarnada” pelo ator. De suas performances musicais e teatrais nasceram shows como: “Zuleika in Concert”, “Cabaret Elétrico”, “A Casa da Boneca Bizarra”, além da revista semanal “Zoológika” em cartaz há mais de três anos. Com a mesma personagem Vasilescu lidera a banda “Zuleika e os Confirmados”, com repertório vai de Sidney Magal a Frenéticas, passando por Michael Jackson e Xuxa, todos devidamente revisitados em releituras pesadas ou cômicas. Atualmente integra também o elenco do espetáculo “Mi Muñequita” de Gabriel Calderon.

Renato Turnes

Ator, diretor e produtor. Criou em parceria com Jefferson Bittencourt a “Trilogia Lugosi”, série de três espetáculos solos que exploram a linguagem do horror. Nesse projeto atua em “O Coração Delator” (Allan Poe), “Outsider” (Lovecraft) e prepara para 2010 a estréia de “O Fantástico Homem que Imita a si Mesmo” (Fernando Bonassi). Dirige “Mi Muñequita” (Gabriel Calderón), espetáculo selecionado para itinerância nacional através do Palco Giratório SESC-2010. Escreve, dirige e protagoniza o vídeo “Ângelo, O Coveiro”, uma comédia muda de inspiração expressionista premiada em festivais de cinema. Protagoniza diversos curtas-metragens e está nos longas “Elvis & Madona” (Marcelo Laffitte) e “Amores Raros” (Tânia Lamarca). É um dos criadores da Vinil Filmes, produtora especializada em cinema e televisão.

Roberto Freitas

Mestre em “História, Teoria e Crítica da Arte” pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição. Coordenou por 05 anos (2004 a 2008) o Centro de Pesquisa em Artes Visuais ARCO, que nos últimos 2 anos se transformou em uma produtora de exposições, performances e espetáculos de teatro e dança. A Performance “1A(uma)“, em parceria com atriz Monica Siedler, percorreu o Brasil, a Dinamarca, e recentemente foi contemplado no projeto Encena Catarina – 2010. Vencedor do Prêmio Rumos Videodança do Itaú Cultural 2009/10 e do edital Elisabete Anderle (SC). Suas ultimas exposições foram a coletiva “Aluga-se” na Rua São Gualter em São Paulo, a “Mostra de Processos Rumos Videodança Itaú Cultural“, no Instituto na Avenida Paulista, e exposição coletiva “Gabinete” Museu Victor Meirelles, Florianópolis. No próximo dia 9 de julho abre uma individual no Memorial Mayer.

Roberto Gorgati

É Graduado em Educação Artística com (hab. Artes Cênicas) pela UDESC e tem formação técnica em Desenho de Comunicação pela ETESG Carlos de Campos/SP. Como cenógrafo, elaborou e montou cenários, objetos de cena e iluminação para espetáculos de teatro e dança em SP, SC, PR. Trabalhou com a Siedler Cia de Dança, Kaiowas, Andras Cia de Dança Teatro e Persona Cia., entre outros. No ano de 2006, elaborou e construiu o cenário para o espetáculo de dança “Butterfly”. Desde 1992, atua na elaboração de projetos junto a artistas plásticos como Regina Silveira, Antônio Lizárraga, Gerty Saruê, Ana Tavares e Sandra Cinto na montagem de exposições em espaços como MASP, MAM, CCBB e Centro Cultural São Paulo. Realiza experiências na área de Teatro de Animação, confeccionando e manipulando objetos e bonecos, já tendo elaborado diversos espetáculos. Atualmente é professor colaborador da Graduação em Teatro, nas disciplinas de Teatro de Bonecos, Teatro de Máscaras, Teatro de Sombras e Cenografia da UDESC.

Sandra Knoll

Atriz e produtora, é presidente da Rede Itajaíense de Teatro. Graduada em Letras pelo Centro de Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (SC), com monografia sobre criação dramatúrgica. Recebeu prêmios de melhor atriz por seu trabalho em “João - O Louco” (1991) e “MacBeth” (1992). Em 1999 fundou em Itajaí a Cia. Experimentus, na qual é atriz do espetáculo “Dois Amores e um Bicho” (2009) e assistente de direção dos espetáculos “Hagënbeck Ltda” (2005) e “O Menino do Dedo Verde” (2002). Atuou em diversos outros espetáculos como “A Roupa Nova do Rei” (1999), “Ela e o Fim” (2000), espetáculo “A Pequena Vendedora de Fósforos” (2000) e “Mulher de Pescador (2002)”, e “Olha pra Mim” (2004). Em 2001 atuou no espetáculo “Noite Adentro” (2001), que percorreu importantes festivais brasileiros durante este ano. Recentemente atuou em curta-metragens como “Contraponto”, de Marcelo f. de Souza e “450